O que é customer marketing? Como fazer + 5 benefícios

Entenda o que é customer marketing, características, onde aplicar, estratégias para começar a fazer e benefícios para o negócio.

Você já deve ter ouvido por aí que o investimento para conquistar um novo cliente é de 5 a 25 vezes maior comparado aos custos para retenção dos já existentes. Para tentar diminuir os custos com aquisição e engajar sua base de clientes com a marca, é preciso investir em customer marketing

Mas o que é customer marketing, afinal? Resumidamente, são ações de marketing que tem como objetivo estreitar o relacionamento com os clientes existentes.

Quer entender melhor como aplicar essa estratégia e os benefícios de ter clientes fiéis à sua marca para que eles recomendem sua empresa para mais pessoas? Continue lendo e confira!

O que é customer marketing?

O customer marketing é um conjunto de ações voltadas para a base de clientes existente que tem como objetivo mantê-la próxima da marca, mantendo um relacionamento próximo.

Muitas empresas até proporcionam uma boa experiência de compra e atendimento. Porém, acabando esquecendo de cuidar do cliente no pós-venda, levando o foco 100% para a aquisição de novos.

Com essa dinâmica, o potencial de indicação dos atuais clientes não é explorado, o que permitiria conquistar novos clientes tendo menos custos, além de manter fiéis e bem recompensados quem traz novas pessoas consigo.

Quais são as características do customer marketing?

As principais características trabalhadas no customer marketing são:

  • relacionamento;
  • credibilidade; 
  • confiança;
  • novidade.

Na pesquisa ‘The true value of customer experiences’ feita pela consultoria Deloitte, os entrevistados afirmam que tendem a gastar 140% mais com empresas que proporcionam uma boa experiência do que aquelas com as quais o atendimento é insatisfatório.

Esse dado faz bastante sentido, principalmente quando consideramos o relacionamento depois da primeira compra ou da assinatura de um serviço.

Imagine que sua empresa adicionou uma nova categoria de produtos no portfólio ou incluiu uma nova funcionalidade no software que comercializa. Se o cliente não receber essa atualização, como ele irá se interessar em comprar novamente?

É aí que entra o customer marketing que vai usar essa novidade como gancho para enviar um e-mail personalizado, para criar um novo material que mostre a relevância do novo item ou um simples SMS para uma página com mais informações.

Dessa forma, a empresa passa mais confiança e credibilidade para os clientes, pois está sempre apresentando uma inovação que a torna relevante e agregando resultados para os consumidores.

Esse relacionamento próximo é a base para que os clientes se sintam seguros para recomendar seu negócio e aproximar potenciais novos clientes da marca. 

Onde aplicar o customer marketing?

As ações de customer marketing são um braço da área de Marketing, mas o setor de atendimento ao cliente (especialmente Customer Success, se existir essa área separada) é importante para fornecer dados e métricas de satisfação, retenção, relacionamento, etc.

A estratégia vai ser aplicada nos canais de comunicação com o cliente, especialmente os diretos como e-mail, SMS, contato telefônico, mídias sociais, etc.

Dessa forma, as ações podem ser mais personalizadas, o que aumenta as chances de obter resultados melhores.

Como fazer customer marketing estratégico?

Agora é o momento de colocar a mão na massa. Fizemos uma lista com estratégias de customer marketing que vão ajudá-lo a manter um relacionamento duradouro com seus clientes. Confira!

Conheça sua base de clientes

Tanto para atrair novos clientes quanto para fazer customer marketing, estude sua base de clientes para saber o perfil daqueles que convertem em suas ofertas e como é o comportamento pós-venda.

Conhecer essas características ajuda a planejar ações que atendam seus desejos e a identificar o que causa insatisfação, evitando problemas no relacionamento.

Tenha um estilo de comunicação exclusivo

Os clientes que são alvo do customer marketing precisam ser abordados com uma comunicação adequada para a etapa em que se encontram.

A linguagem personalizada é o que ajuda a manter a relação de proximidade. Alguns exemplos de customer marketing são e-mails se referindo ao cliente pelo nome com novas ofertas exclusivas relacionadas com suas compras anteriores, brindes com uma carta escrita à mão, entre outras ideias que surpreendam o cliente. 

Crie um programa de fidelidade e indicações

Investir em customer marketing também é uma forma de aumentar a base de clientes. Isso porque a sua base atual pode ajudar no boca a boca, indicando amigos para contato ou incentivando-os a comprar.

Para estimular essa prática, crie um programa de indicação com as regras e benefícios oferecidos aos clientes. Também é válido investir em um programa fidelidade, se o seu nicho for e-commerce, por exemplo, pois as recompensas também vão incentivar compras recorrentes.

Use o social proof a seu favor

No contexto do customer marketing, social proof (prova social) é a evidência, ou seja, um depoimento dos clientes que compraram e obtiveram valor com o produto ou serviço vendido pelo seu negócio.

Depois de amigos e famílias, reviews em sites são a fonte mais confiável como fonte de informação sobre uma marca para 91% das pessoas

Então, usar a fala dos clientes é uma ferramenta poderosa de convencimento. Ela pode ser colocada em destaque no site da empresa, nos e-mails marketing, nas postagens de redes sociais e anúncios direcionados. 

Monitore o cliente pós-venda

Uma vez que seu negócio atendeu o cliente em uma demanda inicial, isso não significa o fim do relacionamento com ele. Monitore seu comportamento no pós-venda e acompanhe os feedbacks das pesquisas de satisfação.

Dessa forma, a equipe de customer marketing pode identificar novas necessidades, dificuldades e, assim, criar ações específicas para atender quem tem a mesma demanda. 

5 benefícios do customer marketing

O customer marketing traz vantagens muito importantes para o crescimento da empresa. Confira!

  • Aumento da retenção de clientes: quanto mais bem atendido o cliente for e tiver boas experiências, mais fidelizado e satisfeito ele tende a ficar;
  • Clientes mais qualificados: a qualificação é um quesito-chave para aumentar as chances de conversão, uma vez que a abordagem será adequada ao perfil e características dos clientes;
  • Diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC): o customer marketing ajuda a captar cliente por indicação, o que enxuga os custos de aquisição.
  • Crescimento do Lifetime Value (LTV): um relacionamento longo tem potencial de gerar um lucro líquido maior, por isso, o customer marketing é estratégico;
  • Crescimento do negócio: clientes satisfeitos, próximos, comprando e indicando seus produtos ou serviços ajuda no desenvolvimento e crescimento da empresa. 

Leia também: O que é customer experience estratégico e como planejar o setor?

A cloud humans pode ajudar a sua empresa a otimizar os processos de atendimento e os relacionados à experiência do cliente. Assim, sua equipe é capacitada para prestar um serviço de atendimento humanizado, rápido e assertivo.

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.