Como melhorar o relacionamento com o cliente e se destacar no mercado?

Aprenda como melhorar o relacionamento com o cliente com ações estratégicas que aumentam a fidelização do público e o faturamento no fim do mês.

A empresa que quer se destacar no mercado e criar um diferencial competitivo sólido e duradouro precisa saber como melhorar o relacionamento com o cliente. Afinal, o público é quem move a marca ao sucesso.

Quando a relação é significativa e baseada na confiança e na transparência, o cliente se torna um embaixador da marca: ele a indica para amigos e familiares.

Por isso, é fundamental que todo e qualquer negócio implemente a cultura customer centric em cada setor. O cliente precisa ser o foco das ações e das melhorias realizadas internamente.

Mas, como construir e melhorar essa relação? Veja dicas infalíveis para colocar em prática agora mesmo!

Por que investir no bom relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o cliente dita a capacidade da empresa em alavancar vendas ou se manter estagnada. Clientes satisfeitos compram no mesmo lugar e ainda indicam o produto ou o serviço a quem puder.

É como se fosse um fator de orgulho, sabe? Eles devem pensar mais ou menos assim: “olha, encontrei uma empresa ótima! Pode confiar, porque fui muito bem-atendido e o produto/serviço é de alta qualidade…”. 

Mas, além da vantagem de tornar os clientes embaixadores da marca, há outras. Como:

  • maior fidelização e aumento de compras recorrentes;
  • sentimento de pertencimento, valorização e reconhecimento do cliente;
  • maior faturamento;
  • identificação de novas oportunidades de negócio;
  • possibilidade de realizar melhorias internas que impactem diretamente a qualidade da venda e dos produtos/serviços ofertados.

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Segundo o guru do marketing, Philip Kotler, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

Por isso, é fundamental que empresas de pequeno a grande porte saibam como melhorar o relacionamento com o cliente a longo prazo para se tornarem referência na qualidade de interação empresa-consumidor.

Quer aprender como melhorar essa relação? Veja dicas valiosas abaixo!

1. Estude o seu público

Ao comprar um presente você pensa no seu gosto ou nas preferências de quem o receberá? A mesma lógica se aplica no mundo corporativo.

Para satisfazer um cliente, é vital saber o que ele prefere e quais são suas necessidades. Só assim você pode entregar o que o público quer. Ou melhor: pode superar as expectativas dele!

Portanto, estude profundamente o seu cliente, crie personas do seu negócio e acompanhe seus comportamentos, seus desafios, suas dores, seus desejos etc.

2. Conheça seu produto ou serviço

Qualquer relacionamento é baseado na confiança. Isto é, o cliente só cria essa conexão com a empresa se ela for transparente, honesta e sincera em todas as interações realizadas.

Por isso, conheça profundamente a solução ofertada. Seja minucioso, foque nos detalhes e em todos os benefícios. Dessa forma o cliente terá confiança de que você entende do assunto e realmente pode ajudá-lo.

3. Atenda com empatia

O atendimento ao cliente precisa ser empático. Não basta o vendedor ou o profissional de suporte fornecer informações sobre o produto ou o serviço. É preciso ouvir o cliente, colocar-se no lugar dele e fazer de tudo para ajudá-lo. Pense em como você gostaria de ser tratado.

A empatia estreita o laço com a outra pessoa. Mas, para que ela aconteça de forma adequada, é necessário também desenvolver a escuta ativa. Ou seja, ouvir com atenção plena o que está sendo dito e falar apenas o necessário, colocando o cliente em primeiro lugar.

4. Personalize o atendimento

A personalização do atendimento é outro fator relevante na construção de um bom relacionamento com o cliente. Ele se sente ouvido, valorizado e reconhecido pela empresa.

Mas, como fazer isso? Um ótimo exemplo é o uso do sistema de CRM de Vendas que fornece todo o histórico do cliente, com compras realizadas, negócios em andamento, etapa que o cliente está no funil de vendas, suas preferências e seus desafios.

Não basta apenas chamar o cliente pelo nome. É preciso mostrar que a empresa é organizada e possui dados que não precisam ser repetidos.

Além disso, com acesso ao histórico, é possível oferecer produtos ou serviços que complementam as compras anteriores, antecipando-se às necessidades do público.

5. Treine a equipe

É claro que cada um tem seu talento. Mas, outras habilidades comportamentais e técnicas podem ser desenvolvidas para alinhar as ações executadas pelos colaboradores.

A ideia é capacitar todas as equipes que atendem diretamente os clientes no dia a dia. Dessa forma, o público terá um atendimento de primeira linha em qualquer canal de contato que ele interagir com a marca.

A experiência do cliente precisa ser completa e englobar todas as fases do processo comercial.

6. Invista em tecnologia

Todas as dicas dadas acima podem ser facilmente realizadas quando há um suporte que reúna dados estratégicos de cada cliente. E isso só pode ser feito com o uso da tecnologia. Imagina só procurar em dezenas de folhas de papel ou arquivos de Word e Excel informações sobre determinado consumidor? É humanamente impossível.

Por isso, use um sistema de CRM que agrega valor e contribui para alavancar os resultados. Além de fornecer todo o histórico do cliente, ele sugere o melhor momento de fazer um follow-up e agenda tarefas, emitindo lembretes para ninguém esquecer dos compromissos.

Outro ponto positivo é a visão geral do negócio e a identificação de novas oportunidades. Por exemplo: se o cliente já comprou um produto X, é indicado oferecer a nova versão desse item, não é mesmo?

O software de CRM também integra em um só local todos os canais de contato com os clientes. Isto é, basta acessar uma única página para ver o que foi conversado no chat do site, em mensagens nas redes sociais ou no WhatsApp, por e-mail, durante telefonemas etc.

O mais importante é estudar como melhorar o relacionamento com o cliente e desenvolver estratégias que pensem na experiência dele com a marca. De ponta a ponta do processo de vendas.

Quanto mais alinhados os times estiverem, mais completo será o atendimento e, consequentemente, mais seguro o cliente ficará. Logo, é possível que ele lembre da sua empresa toda vez que precisar de determinado produto ou serviço.

A fidelização deve ter como foco o longo prazo e as ações para melhorar o relacionamento com o cliente precisam ser constantes. Comece a aplicar agora mesmo essas dicas e veja como elas impactam o faturamento e a visibilidade da sua marca.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.