5 vantagens do treinamento EAD que você precisa conhecer!

Se você busca modernizar a sua empresa, conheça quais são as principais vantagens do treinamento EAD e descubra se chegou a hora de adotá-lo!

Os treinamentos para funcionários são essenciais para atualizar conhecimentos e adquirir novas habilidades para o dia a dia. Mas esse treinamento precisa ser adequado à rotina e à realidade da sua empresa. É por isso que é importante que você conheça quais são as vantagens do treinamento EAD.

Afinal, se você já tentou implementar um treinamento mas não obteve os resultados esperados, pode ser que isso tenha acontecido pelo formato equivocado que você escolheu para esse treinamento.

Se você ainda tem dúvidas a respeito do treinamento EAD, saiba que segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento constatou que 69% dos treinamentos foram feitos de forma on-line no Brasil em 2021. 

É por isso que neste artigo você vai conhecer o que é e quais são as vantagens do treinamento EAD. Só assim você será capaz de avaliar se essa pode ser uma boa para a sua empresa! 

Gostou? Então veja tudo isso a seguir!

Qual a importância do treinamento para empresas? 

Antes de descobrir quais são as vantagens do treinamento EAD, é importante que você compreenda qual a importância dos treinamentos para empresas. 

Os treinamentos são essenciais para uma empresa moderna e que busca se atualizar constantemente. Eles trazem uma série de benefícios para a sua empresa, como:

  • Melhora da produtividade;
  • Vantagem competitiva;
  • Aumento da motivação entre os funcionários;
  • Retenção de talentos. 

Mas para atingir esses benefícios, é necessário que o formato do treinamento esteja de acordo com a realidade da empresa e dos funcionários. Será que a sua empresa se beneficiaria de um treinamento EAD?

O que é treinamento EAD?

O treinamento EAD é a prática de desenvolvimento à distância de novos aprendizados e habilidades dentro do ambiente corporativo. Ou seja, os funcionários passam por dinâmicas virtuais a fim de se atualizarem para o mercado. 

O ensino é realizado por meio de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Nele, todos os materiais, aulas, dinâmicas e exercícios são disponibilizados para o colaborador acessar por meio da internet. 

Mas quando e como saber se existe uma necessidade de implementação de um treinamento EAD na empresa? Se essa também é uma dúvida sua, continue a leitura! 

Como saber se há necessidade de implementar um treinamento EAD?

Se você já chegou a avaliar a necessidade de implementar um treinamento EAD na sua empresa mas ainda não está completamente convencido, precisa saber se ela realmente vai se beneficiar desse modelo.

Para isso, você precisa analisar como funciona o dia a dia na sua empresa, se a autoaprendizagem é estimulada e se existe um ambiente propício para o engajamento dos seus colaboradores.

Além disso, veja se a sua empresa tem a estrutura necessária para oferecer um bom treinamento EAD. Existem plataformas de hospedagem que oferecem diversas funcionalidades, tornando não apenas o aprendizado mais dinâmico, mas também o acompanhamento de métricas mais simples. 

E agora que você já compreendeu a importância dos treinamentos corporativos, o que é um treinamento EAD e como saber se há necessidade de implementá-lo na sua empresa, chegou a hora de conhecer 5 vantagens do treinamento EAD para empresas!

5 vantagens do treinamento EAD para empresas

Confira a seguir 5 vantagens do treinamento EAD que você precisa conhecer para avançar na transformação digital e melhorar o desempenho dos seus colaboradores. 

Flexibilidade

O treinamento EAD permite mais flexibilidade tanto para o colaborador quanto para a empresa, já que ele pode ser realizado de qualquer lugar! E isso pode ser muito importante para áreas que não trabalham exatamente com uma rotina e os imprevistos são comuns, como é o caso das equipes de atendimento, por exemplo.

Autonomia 

A flexibilidade do treinamento EAD também proporciona mais autonomia para o colaborador, pois estimulam a autoaprendizagem. Ela é muito benéfica, já que essa autonomia também resulta em uma maior motivação e uma cultura de educação continuada. 

Menor custo

O menor custo é outro benefício do treinamento EAD. São treinamentos facilmente escaláveis e podem ser replicados em diversos lugares sem custos extras. Além disso, não há gastos tradicionais de tempo, locação do espaço, transporte e alimentação que um treinamento presencial requer. 

Possibilidade de combinação de metodologias 

O treinamento EAD também possibilita a combinação de diversas metodologias e conteúdos multimídias, o que torna a aprendizagem mais dinâmica e interessante. Com uma boa plataforma de hospedagem é possível disponibilizar testes, exercícios, dinâmicas de grupo, vídeos e muito mais! 

Acompanhamento de métricas de performance

O processo digital e sistematizado do treinamento EAD permite um acompanhamento de métricas e performance muito mais fácil e rápido. Dessa forma, é possível mapear o desempenho dos colaboradores e corrigir possíveis problemas de forma mais rápida e assertiva. 

Aprendeu quais são as vantagens do treinamento EAD?

Resumindo, um treinamento EAD é uma forma de proporcionar o aprendizado de novas habilidades e atualizar outras dos seus funcionários. Isso permite maior automação dos processos e o desenvolvimento mais modernizado da metodologia de ensino e participação. 

Justamente por ser um treinamento remoto, oferece também mais flexibilidade e garante uma maior variedade quanto aos tipos de ensino, dinâmicas e exercícios teóricos e práticos. 

E, agora que você já sabe tudo sobre as vantagens do treinamento EAD, não deixe de colocar o que aprendeu em prática e proporcionar aos seus colaboradores novos conhecimentos sobre o assunto. 

Este GP foi escrito pela EAD Plataforma, plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais. Com mais de 1.400 clientes ativos, na EAD Plataforma você encontra uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização!

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.