Como trabalhar com plataforma de terceirização de serviços?

Saiba o que é plataforma de terceirização de serviços, requisitos para escolher, serviços mais terceirizados e como trabalhar com segurança.

As plataformas de terceirização de serviços são muito utilizadas para facilitar o acesso aos profissionais com habilidades específicas e às tecnologias que garantam o bom andamento das operações.

Antes, terceirizava-se apenas serviços de facilities, como limpeza, recepção, portaria e segurança. Porém, hoje, as tarefas operacionais, administrativas e técnicas também são buscadas nos sistemas de terceirização de serviços.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2018 apontou que 22% dos profissionais formais trabalhavam por meio da terceirização de seus serviços.

A disponibilidade de profissionais e a flexibilidade de incluir serviços de acordo com a necessidade do negócio tornam a terceirização uma opção mais atraente para as empresas.

Quer entender melhor o que é uma plataforma de terceirização de serviços, os requisitos que devem ser avaliados na contratação, as áreas mais terceirizadas e como usar serviços terceirizados? 

Continue a leitura do artigo e confira as respostas para todos os tópicos.

Boa leitura!

O que é uma plataforma de terceirização de serviços?

Plataforma de terceirização de serviços é uma empresa ou site que conecta negócios a profissionais especializados de uma ou mais áreas de atuação

No mercado, existem plataformas que oferecem vários fornecedores de serviços diferentes e, ainda, as que focam em um determinado nicho do mercado.

Nesse modelo de trabalho, existem plataformas que também fazem o gerenciamento da equipe terceirizada, garantindo a qualidade e o alcance de resultados traçados.

Dessa forma, as empresas conseguem encontrar os fornecedores certos para atender às demandas, ao invés de conduzir um processo de recrutamento e seleção que demora e tem um custo elevado.

Quais os requisitos de uma plataforma de terceirização?

Antes de fechar um contrato com um prestador de serviço, é crucial verificar os requisitos de uma boa plataforma de terceirização. Esses fatores ajudam a fazer contratações seguras. Então, na hora de pesquisar opções, avalie:

Experiência na área

A experiência na área desejada é importante principalmente se precisar encontrar uma plataforma de terceirização de serviços específicos, como atendimento ao cliente, por exemplo.

A checagem pode ser feita por meio do site oficial, em que as empresas explicam como trabalham, divulgam dados de satisfação e depoimentos de clientes. Pesquisar outros canais, como mídias sociais e sites de avaliação online, também ajuda a fazer uma escolha segura. 

Resultados e cases de sucesso

Número de clientes atendidos, relatos de satisfação e cases de sucesso mostram o que a plataforma de terceirização de serviços realmente entrega aos clientes.

Os cases contém informações ainda mais ricas, porque mostram como foi a estrutura do trabalho e o papel da plataforma e dos seus profissionais para alcançar os resultados desejados.

Transparência nas operações

A segurança em uma plataforma de terceirização de serviços é um fator determinante para fechar negócios com uma empresa confiável. Para isso, é importante que a plataforma seja transparente nas suas operações.

Se os processos forem muito burocráticos, a terceirização pode travar as operações em vez de otimizar a realização das tarefas. Então, escolha fornecedores compatíveis com o estilo de trabalho desejado.

Leia também: Como aumentar a produtividade do time de suporte? 5 dicas

Quais são os serviços mais terceirizados?

Os serviços mais procurados em plataformas de terceirização de serviços são:

  • Atendimento ao cliente;
  • Limpeza;
  • Manutenção;
  • Segurança;
  • Recursos Humanos (recrutamento e seleção, contratação de mão de obra temporária e folha de pagamento).

Os serviços mais terceirizados incluem as áreas de facilities, mas a procura por áreas operacionais, como atendimento ao cliente, também já fazem parte da lista.

Uma estrutura de atendimento com pessoas, equipamentos e softwares custa caro e, como tal, um investimento desse porte pode não ser estratégico. 

É aí que entra a plataforma de terceirização de serviços para aprimorar a estruturação do setor, com um custo-benefício melhor e a garantia de qualidade do trabalho. 

Como trabalhar com segurança em uma plataforma de terceirização de serviços?

Se o objetivo do seu negócio é trabalhar com plataformas de terceirização de serviços seguras e confiáveis, siga os passos abaixo.

1. Tenha claro o que sua empresa precisa

Saber as necessidades do negócio em relação à área que precisa terceirizar é fundamental para trabalhar com segurança e contratar exatamente o que necessita.

Por exemplo, se a empresa ainda tem uma demanda de atendimento pequena, não é necessário contar com uma equipe grande. Dessa forma, a terceirizada deve ter um modelo de trabalho flexível e que permita escalar conforme o volume de tickets aumentar.

2. Defina objetivos que deseja alcançar

Toda terceirização de serviços tem um objetivo, concorda? Então, converse com a equipe da área para definir se o foco será melhorar resultados, otimizar custos, executar tarefas mais rápido etc.

Seguindo o exemplo da área de atendimento, uma empresa pode terceirizar a operação com o objetivo de melhorar a satisfação dos clientes e reduzir custos. 

Nessa linha, uma empresa qualificada vai analisar os resultados atuais e propor metas quantificáveis, que serão acompanhadas pelos indicadores de atendimento mais estratégicos. 

3. Pesquise todas as opções qualificadas disponíveis

Ao fazer a primeira pesquisa de plataforma de terceirização de serviços em uma área específica, vão surgir várias opções.

Use como base as necessidades para montar uma lista enxuta de fornecedores qualificados no setor e conhecer mais sobre cada empresa e o modo de trabalho.

4. Fique atenta ao contrato

Ao escolher uma plataforma de terceirização para trabalhar, tenha atenção às especificações sobre o que está e o que não está incluso no contrato de serviço. 

Isso garante que todas as necessidades estejam contempladas e que os direitos e deveres das duas partes envolvidas seja cumprido.

5. Analise os resultados do trabalho

Todo investimento deve resultar em objetivos alcançados e crescimento para o negócio, certo? Logo, avalie os resultados entregues e se eles estão acima ou abaixo das metas determinadas. Assim, é possível ajustar a estratégia ou trocar de fornecedor, se necessário.

Quais as vantagens da terceirização de mão de obra?

As principais vantagens da terceirização envolvem:

  • facilidade de encontrar profissionais qualificados;
  • não precisar investir recursos para recrutamento e seleção;
  • não gastar tempo com treinamentos para qualificar a equipe;
  • economizar em pagamentos relacionados às obrigações trabalhistas.

Monte a equipe ideal de atendimento ao cliente

Está em busca de uma plataforma de terceirização de serviços de atendimento ao cliente?

A cloud humans auxilia sua empresa a otimizar os processos de atendimento e os relacionados à experiência do cliente para que a equipe preste um serviço humanizado, rápido e assertivo

Para isso, utilizamos, entre outros recursos, tecnologias como inteligência artificial (IA) que orienta a divisão de tickets entre os atendentes e o volume ideal para cada um. Dessa maneira, o atendimento é iniciado, em média, de 30 segundos até 1 minuto

  

Agende uma demonstração e entenda como conectamos sua empresa com profissionais e tecnologia inovadoras para solucionar seus tickets com rapidez, consistência e respostas compatíveis ao tom de voz da marca.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.