O que fazer para aumentar o CSAT? 5 ações para melhorar o atendimento

Entenda o que é, a importância da pesquisa de satisfação do cliente e o que fazer para aumentar o CSAT e melhorar o atendimento da empresa.

O sucesso de um negócio está relacionado à qualidade da experiência oferecida ao cliente na compra do seu produto ou serviço. Mas como saber se ele está satisfeito? A pesquisa de Customer Satisfaction Score (CSAT) é um dos indicadores utilizados. Então, sabendo o que fazer para aumentar o CSAT, as empresas podem melhorar a satisfação do cliente.

Os indicadores de atendimento como o CSAT são uma vantagem competitiva que vão ajudar a direcionar as estratégias e ações focadas no cliente.

Afinal, qual o objetivo de criar inúmeras estratégias se elas não forem analisadas? Além disso, é uma forma das marcas se manterem atentas ao comportamento dos clientes.

Sabia que 96% dos consumidores insatisfeitos não reclamam e que 91% deles simplesmente nunca mais voltam a comprar de uma marca com a qual tiveram uma má experiência?

Então, é fundamental que os clientes sejam questionados sobre como foi sua experiência de compra. Quanto mais positivo for o feedback, melhor será o resultado do CSAT.

Quer aprender o que fazer para aumentar o CSAT do seu atendimento? Continue a leitura e entenda a importância dessa métrica e aprenda dicas de ações para aumentar a satisfação do cliente.

O que é CSAT?

O Customer Satisfaction Score, referido mais comumente como CSAT, é a pontuação de satisfação do cliente, que mostra qual é a opinião dos consumidores em relação à experiência de compra com uma empresa.

A pesquisa pode usar como referência uma escala numérica de 1 a 5, um parâmetro qualitativo como insatisfeito e satisfeito ou uma escala visual com emojis que ilustram o sentimento em relação a compra.

O CSAT é um indicador que pega o cliente no momento mais sensível do pós-venda para medir sua satisfação imediata. Por isso, é tão valiosa. Se a pesquisa for feita muito tempo depois ou não existir, o cliente não dará uma opinião tão genuína.

Qual a importância da pesquisa de satisfação do cliente?

As pesquisas de satisfação como o CSAT são importantes porque demonstram que a empresa está interessada em saber a opinião do cliente.

Como destacamos acima, a maioria dos clientes não reclamam quando ficam insatisfeitos com a experiência e simplesmente param de comprar.

O CSAT permite monitorar cada atendimento e extrair dos feedbacks ações para aumentar a satisfação do cliente e evitar essas perdas. 

Então quanto mais experiências positivas um cliente tiver, maiores são as chances dele voltar a comprar e fidelizar a empresa. De quebra, ele ainda pode indicar o negócio para conhecidos.

A partir dos resultados das pesquisas, as empresas conseguem se orientar de forma clara e promover melhorias para conquistar mais clientes.

O que fazer para aumentar o CSAT?

Se a sua empresa já acompanha esse indicador, as dicas abaixo de como aumentar o CSAT de uma empresa vão ajudar no planejamento de ações para deixar os clientes mais satisfeitos. Confira!

1. Fazer auditorias para garantir o processo correto, tom de voz e humanização

Quando o foco é o que fazer para aumentar o CSAT, estamos falando do resultado da experiência do cliente e o objetivo é que ela seja sempre positiva, certo?

Para alcançar essa finalidade, é necessário garantir que os processos de atendimento da empresa sejam colocados em prática corretamente.

Então fazer auditorias para checar a qualidade das ações na prática, é uma forma de identificar problemas antes que eles cheguem ao cliente. 

Se a empresa prioriza o atendimento humanizado, o tom de voz precisa estar correto, assim como o conhecimento do atendente sobre os processos precisam estar na ponta da língua.

Esse conjunto de fatores vai garantir o posicionamento alinhado de toda equipe e, assim, o cliente recebe a mesma qualidade de atendimento independentemente de quem está conduzindo. 

2. Responder rapidamente aos tickets

Não é uma surpresa que responder rapidamente aos tickets abertos faz os clientes se sentirem importantes. Então investir na velocidade do atendimento, é outra dica do que fazer para aumentar o CSAT.


A pesquisa The Customer in Context da CMO Council confirmou que a característica mais importante de uma boa experiência do cliente, segundo os próprios, é um tempo de resposta rápido.

E isso significa estar em contato com o cliente em menos de 1 minuto. Então, os atendentes precisam estar preparados e atentos para serem o mais ágeis possível.

Além disso, a empresa precisa analisar sua estrutura e estudar a necessidade de ampliar a equipe para melhorar a capacidade de atendimento, de acordo com o volume de tickets recebido. 

3. Ser assertivo nas respostas de primeira

Essa dica do que fazer para aumentar o CSAT está ligada à anterior, pois além de responder rápido, os atendentes precisam fornecer a resposta correta logo de primeira.

O objetivo é que a comunicação seja objetiva e vá direto ao ponto em relação ao que o cliente perguntou, sem enrolação. 

Essa postura vai evitar que o cliente tenha que solicitar suporte pelo mesmo motivo mais de uma vez. Aliás, para 47% dos entrevistados em uma pesquisa da Parature, esse é um dos aspectos que marca um mau atendimento e causa bastante frustração.

Quando não for possível esclarecer 100% o cliente de primeira, informe o máximo possível e registre o restante para fazer o follow up, informando quando ele receberá o retorno e de que forma (ligação, e-mails, etc.)

4. Ter uma central de suporte omnichannel

Ter uma central de suporte omnichannel também contribui para aumentar o CSAT de uma empresa, pois facilita o registro do histórico de tickets abertos pelos clientes.

Quando a empresa se propõe a disponibilizar diversos canais de atendimento — e-mail, chat ao vivo, redes sociais, ligação, etc. — precisa estar realmente disponível em todos eles.

A melhor forma de gerenciar os canais é usando um software de atendimento que integre todos eles, o que facilita bastante o trabalho da equipe no dia a dia. Assim, o histórico do cliente é checado rapidamente e o contato é mais rápido.

5. Personalizar o atendimento

Outra dica certeira do que fazer para aumentar o CSAT da empresa é personalizar ao máximo o atendimento, demonstrando dedicação exclusiva a ele no momento.

Chame-o pelo primeiro nome e aproveite a estrutura omnichannel para verificar o que já foi concluído da sua chamada para levar o atendimento adiante. 

Isso vai deixar o cliente mais confortável até para resolver chamadas mais sérias como a resolução de algum problema.

Invista nas ações para aumentar a satisfação do cliente

Gostou das dicas do que fazer para aumentar o CSAT? Agora, é o momento de analisar como colocá-las em prática e alinhar sua equipe para o trabalho.

A cloud humans pode ser sua parceira nesse trabalho, conectando a sua empresa com profissionais potencializados por automação, garantindo um atendimento humanizado, rápido, empático e assertivo ou seu dinheiro de volta.

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-los a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.