GUIA: 17 frases para atendimento ao cliente + 4 para evitar

Atualize as opções de frases para atendimento ao cliente e saiba o que dizer em cada momento, como: recepcionar, acalmar, agradecer e mais.

Já ouviu a frase “Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”? Ela se encaixa perfeitamente no que vamos abordar neste artigo: frases para atendimento ao cliente.

Mas, aí, você pode questionar: frases prontas para recepcionar, acalmar ou agradecer o cliente não vão fazer as conversas parecerem muito ensaiadas?

Isso só vai acontecer se a sua equipe levar ao pé da letra cada frase, sem considerar o contexto das interações, sem trabalhar o tom de voz adequado ou, o principal, sem considerar a flexibilidade que cada conversa exige. 

 

As frases servirão de guias para garantir que a experiência dos clientes siga o padrão de qualidade que a empresa deseja oferecer, além de passar confiança e credibilidade.

Para te ajudar a organizar o roteiro de frases para atendimento ao cliente na sua empresa, dividimos as sugestões em categorias.

Continue lendo e aprenda o que dizer e como começar e concluir as conversas por chat corretamente. 

Boa leitura!

GUIA: melhores frases para atendimento ao cliente

As frases para atendimento ao cliente ajudam a organizar os roteiros de atendimento e facilitar o início das conversas, das mais fáceis às mais difíceis.

Para começar, listamos opções de frases para situações diferentes que você pode replicar e criar uma mensagem para atender seus clientes. Confira!

Frases para recepcionar o cliente

As frases para recepcionar o cliente podem ser diretas e objetivas para, logo de início, levar a conversa ao assunto principal. Para isso, é possível utilizar frases como as listadas abaixo.

  1. Olá, meu nome é [nome do atendente]. Como posso ajudá-lo/a hoje?
  2. Bom dia/tarde ou boa noite, meu nome é [nome do atendente]. Antes de iniciar o atendimento, gostaria de informar o número de protocolo de atendimento desta conversa. 
  3. Oi, aqui é o/a [nome do atendente]! Vou te ajudar a encontrar a solução certa para o que está precisando. Qual a sua dúvida? 
  4. Oi, [nome do cliente], tudo bem? Sou o/a [nome do atendente] e vou te atender agora. Como posso te ajudar?
  5. Olá, [nome do cliente]! Obrigado por entrar em contato. De que forma posso te ajudar?

Sugestões de emoji para acompanhar as frases: 😉😊

As frases para recepcionar o cliente podem incluir outras perguntas mais pessoais como as que seguem adiante.

  • Como está o seu dia?
  • Bem-vindo/a de volta. Em que posso ajudá-lo/a hoje, [nome do cliente]?

Porém, fique atento ao tom do cliente antes de utilizá-las, porque essas frases têm um tom mais informal e positivo, mas o cliente pode estar com raiva ou insatisfeito com alguma coisa.

Se esse for o caso, o melhor é ser objetivo e ir direto aos assunto, mantendo a empatia no atendimento para demonstrar atenção total à situação do cliente.

Frases para acalmar o cliente

Quando o cliente está exaltado, insatisfeito ou com raiva, é preciso ter bastante tato para lidar com ele. Principalmente, para que os atendentes não levem esse comportamento para o lado pessoal.

O objetivo é entender qual é a insatisfação e dar a solução adequada da forma mais ágil e precisa possível. Logo, ao identificar que o cliente tem uma reclamação, é possível usar as frases para acalmar o cliente elencadas a seguir. Confira!

  1. Peço desculpas pelo ocorrido, [nome do cliente]. Vou te ajudar a resolver esse problema.
  2. Entendi o que aconteceu, [nome do cliente]. Você pode me passar o número do seu pedido para que eu possa resolver isso para você?
  3. Lamento que você esteja passando por [problema relatado]. Mas vou ajudá-lo/a a encontrar uma solução.

Ser solícito contribui para que o cliente confie no/a atendente. Depois de frases como as acima, o objetivo é investigar para encontrar a solução para o problema. Então, é importante fazer as perguntas certas.

Leia também: Como melhorar os processos de atendimento? Aprenda 5 dicas.

Frases de reconhecimento e solução do problema

Uma vez que o cliente traz uma demanda, frases de reconhecimento e solução do problema são importantes para que o atendente passe credibilidade.

Evite minimizar o problema utilizando frases como “isso é fácil de resolver” para que o cliente não fique com a impressão de que poderia ter resolvido sozinho.

Logo adiante, temos alguns exemplos de frases de reconhecimento e solução do problema.

  1. Obrigado pela explicação, [nome do cliente]. Entendi o que está acontecendo. Agora, vamos solucionar essa questão.
  2. Certo, [nome do cliente]. Preciso de mais algumas informações para entender melhor o que está acontecendo. Poderia me informar [pedir a informação necessária].
  3. Quero ter certeza de que entendi tudo corretamente. [Resuma o problema do cliente] - Utilize se for uma demanda complexa.
  4. Por favor, fique à vontade para me corrigir se eu tiver entendido alguma coisa errada. [variação de frase para validar uma demanda complexa do cliente].

Sugestões de emoji para acompanhar as frases: 😔😇🥹

Frases de agradecimento ao cliente

As frases de agradecimento ao cliente também são essenciais para finalizar os chamados com simpatia. Também é importante assegurar que o cliente resolveu tudo que precisava.

Essa atenção no fechamento é importante para que o cliente não se sinta pressionado a finalizar sem ter a chance de tirar mais alguma dúvida. Então, utilize frases como as citadas adiante.

  1. Existe mais alguma coisa em que eu possa ajudar, [nome do cliente]?
  2. Muito obrigado pelo seu feedback, [nome do cliente]. 
  3. Fico contente em ter te ajudado, [nome do cliente].
  4. Obrigado por trazer esse assunto à nossa atenção. 
  5. Obrigado por entrar em contato. Fico feliz em ajudar. Se o problema ocorrer novamente, não hesite em nos contatar!

Sugestões de emoji para acompanhar as frases: 👏🙌🙏

Depois dessas frases, é válido dar abertura para novas solicitações e, caso não seja necessário, finalizar o chamado agradecendo novamente.

Frases de bom atendimento ao cliente: o que não fazer?

Além de saber frases de bom atendimento, também é importante ficar atento ao que não fazer durante os chamados. Veja algumas dicas!

  • Não exagere na utilização de emojis, principalmente se o cliente estiver irritado. Pode dar um tom de ironia e não de empatia às conversas.
  • Evite responder “Eu não sei”. O atendente precisa ser útil para o cliente e pode dizer “Entendi, vou buscar essa informação para você”.
  • “Esta é a primeira vez que alguém relata esse problema”. Evite, pois toda solicitação é importante e ajuda a empresa a se manter atenta sobre falhas e problemas. 
  • “Você precisa ficar calmo”. Provavelmente, essa frase terá o efeito contrário. Use uma das opções que listamos acima para resolver a solicitação do cliente.

Aprimore sua estratégia de atendimento

As frases para atendimento ao cliente são um detalhe importante para ajudar no sucesso da estratégia de customer success (CX).

Quer aprimorar suas ações de atendimento, mas não sabe por onde começar? Faça uma análise gratuita dos seus indicadores de desempenho e tenha insights valiosos para melhorar seus processos e o desempenho da equipe. 

A cloud humans auxilia sua empresa a otimizar os processos de atendimento e os relacionados à experiência do cliente para que a equipe preste um serviço de atendimento humanizado, rápido e assertivo

Para isso, utilizamos, entre outros recursos, tecnologias como inteligência artificial (IA) que orienta a divisão de tickets entre os atendentes e o volume ideal para cada um. Dessa forma, o atendimento é iniciado, em média, de 30 segundos até 1 minuto

  

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.