Experiência do cliente na Black Friday: 5 dicas para ter sucesso

Entenda a importância da experiência do cliente na Black Friday e aprenda dicas para organizar as estratégias e a gestão nesse período.

Com o fim do ano se aproximando, chega um momento muito esperado por clientes e empresas que é a Black Friday. Se você tem um negócio e já está articulando suas ofertas para a data, por acaso já pensou também em como vai ser a experiência do cliente na Black Friday?

Conquistar o cliente é o ápice do processo de vendas, mas seria excelente se essa relação não parasse por aí, concorda? 

O novo consumidor digital é exigente e demanda que as empresas entreguem mais que apenas preço baixo. Por isso, engajar o cliente na Black Friday exige que os negócios criem uma experiência marcante o suficiente para que seja lembrada no futuro.

Seu objetivo é oferecer uma experiência do cliente marcante nesta Black Friday? Continue lendo e confira as dicas que selecionamos para te ajudar no planejamento da sua gestão de vendas.

Boa leitura!

Qual a importância da gestão da experiência do cliente na Black Friday?

A gestão da experiência do cliente na Black Friday é importante porque os consumidores que chegam até você pelas ofertas dessa época tem potencial de se tornarem clientes fiéis da sua marca.

Porém, alcançar esse resultado depende de como o cliente vai passar pelo processo de compra e do atendimento que ele recebe antes, durante e depois da venda.

O objetivo é que ele perceba que é seguro comprar da sua empresa e seja acolhido por um atendimento humanizado, seja ao pedir uma informação, tirar dúvida ou até ao fazer uma reclamação.

Na pesquisa ‘Black Friday 2022: termômetro de consumo’ feita pela Globo, os entrevistados classificaram algumas afirmações em uma escala de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente).

Uma em específico que se relaciona com a experiência do cliente (obteve média de 4,2) foi a seguinte: “Prefiro lojas online que tenham atendimento humanizado e não me encaminham para um atendimento por chat ou voz com um robô”.

Por isso, o omnichannel também é uma característica para a qual o consumidor está mais atento e espera encontrar tanto no atendimento, podendo se comunicar por vários canais, quanto nas vendas, tendo a opção de comprar online e retirar na loja. 

71% dos entrevistados na pesquisa consideram o omnichannel uma boa experiência de compra. Esses dados reforçam a importância das empresas terem processos de gestão consolidados e alinhados às necessidades do seu público-alvo.

Como melhorar a estratégia de atendimento ao cliente na Black Friday?

Agora que você já entende a importância, listamos algumas dicas para que a experiência do cliente na Black Friday seja marcante e engaje o público com a marca.

1. Saiba os pontos-chave da jornada do cliente

Os donos de negócio que tem como objetivo oferecer uma experiência do cliente na Black Friday com foco no pós-venda e em aumentar o lifetime value (LTV), precisam conhecer os pontos-chave da jornada do cliente.

A jornada do cliente é o caminho percorrido até a finalização da compra. Sabendo cada ponto de contato, a empresa pode analisar se o processo pode ser encurtado, por exemplo, ou se falta alguma etapa importante.

Dessa forma, a empresa alinha os canais de comunicação que estarão disponíveis para atender o cliente nas etapas onde eles costumam ter mais dúvidas. 

Além disso, o gestor consegue preparar sua equipe para as datas de pico de atendimento, repassando os principais problemas, dúvidas e fazendo treinamentos para dar respostas rápidas. 

2. Reforce o treinamento omnichannel da equipe

Por falar em treinamento e omnichannel, a experiência do cliente na Black Friday não será marcante o suficiente sem a capacitação da equipe para oferecer um atendimento multicanal eficiente.

Como a multicanalidade está tanto na parte de vendas quanto na comunicação, a equipe precisa saber se o cliente pode ou não comprar online e retirar na loja física, quanto tempo demora para o produto ficar disponível, como funciona a troca, etc.

A demanda por atendimento na Black Friday aumenta bastante, então treinar a equipe para ficar afiada nas respostas básicas, dá agilidade ao trabalho e contribui para resolver os chamados no primeiro contato.

Leia também >>> Atendimento na Black Friday: 5 dicas para gerenciar pico de chamados.

3. Inclua ofertas de cross selling e upselling

Na Black Friday, os clientes esperam encontrar o melhor preço para o produto que desejam comprar, certo? Para que a experiência da sua empresa seja mais atraente, inclua sugestões de produtos para complementar a compra (cross selling).

Outra alternativa é incluir produtos da mesma categoria, mas superiores que os clientes também pesquisam (upselling) como sugestão. 

Essa é uma oportunidade de aumentar o valor médio dos pedidos e de ajudar o cliente a comparar as vantagens de fazer uma compra completa. No caso do cross selling, essa estratégia também pode ser realizada no pós-venda para os compradores da Black Friday.

4. Tenha atenção ao atendimento pós-venda

Os consumidores conquistados pela experiência do cliente na Black Friday não terminam sua jornada na conclusão da venda. Então, a equipe de atendimento precisa continuar atenta no pós-venda

Além de ter as ferramentas necessárias de comunicação e atualizar o treinamento, analise se será necessário reforçar a equipe com mais pessoas com base no histórico das Black Fridays anteriores. 

Mais profissionais trabalhando evitam um tempo longo de espera durante o pico de atendimento e também ajuda na qualidade da comunicação, pois todos estarão alinhados com as informações básicas e terão segurança para lidar com problemas mais sérios.

5. Monitore as métricas que avaliam a experiência do cliente

As pesquisas de satisfação são ferramentas essenciais para saber como foi a experiência do cliente na Black Friday. Então, faça esse monitoramento e leve os resultados para a equipe.

Os erros apontados permitem melhorar as próximas ações. Já os pontos positivos podem ser usados para criar novas ofertas e gerar ideias de como esses clientes podem ser fidelizados.

Dessa pesquisas podem ser retiradas métricas importantes como:

  • Net Promoter Score (NPS): para saber a satisfação imediatamente após a compra e se o cliente indicaria a empresa;
  • CSAT: para saber como o cliente se sentiu depois de receber a compra em casa;
  • CES: para saber se o cliente aprova e considera o processo de compra e atendimento fácil e intuitivo.

Conheça outros indicadores no artigo: Quais são os indicadores de atendimento para monitorar?

Prepare sua empresa para a Black Friday

Para ter um customer experience estratégico, é importante ter uma equipe de atendimento capacitada para atender bem na Black Friday e fora dessa época do mercado também.

Está planejando terceirizar uma parte do atendimento ou precisa atualizar seus processos para aproveitar o aquecimento do mercado no fim de ano?

A cloud humans pode ajudar a sua empresa a otimizar os processos de suporte e os relacionados à experiência do cliente. Assim, sua equipe é capacitada para prestar um serviço de atendimento humanizado, rápido e assertivo.

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.