Como melhorar os processos de atendimento? Aprenda 5 dicas

Entenda a importância e como melhorar os processos de atendimento com dicas fáceis de colocar em prática e três ferramentas de apoio.

Quando o assunto é o serviço de suporte que uma empresa oferece, o mote é: nada está tão bom que não possa melhorar. Por isso, as empresas se empenham em aprender como melhorar os processos de atendimento

Essa dedicação é importante porque os negócios evoluem, os clientes geram novas demandas e as empresas precisam acompanhar o movimento.

Além das mudanças necessárias, a empresa pode identificar nos feedbacks dos clientes tendências de consumo e melhorias no produto/serviço que podem destacar a marca no mercado.

Sem contar que trabalhar baseado em processos organizados e coerentes facilita o monitoramento dos resultados, permitindo fazer mudanças planejadas e estratégicas.

O seu atendimento ao cliente está precisando de um upgrade? Continue lendo este artigo e entenda a importância de ter um processo claro, ferramentas que podem ajudar na gestão, indicadores para monitorar e dicas para evoluir no processo de atendimento.

Boa leitura!

Qual a importância do processo de atendimento?

Um processo de atendimento ao cliente organizado e bem definido é importante porque essas definições servirão de base para o trabalho da equipe responsável pelo contato com o cliente.

Então, quando um cliente entra em contato com a empresa, os atendentes sabem identificar de onde o chamado veio e prosseguir com o atendimento, descobrindo e dando uma resolução para o que foi solicitado.

Para que esse processo funcione, a empresa precisa implementar ferramentas que deem apoio para a equipe. 

Hoje, a integração é um quesito essencial para que os colaboradores compartilhem informações entre si e consigam redirecionar chamados complexos para seus respectivos setores.

Outro ponto importante que é definido pelo processo de atendimento é o tom de voz da marca, que se reflete na linguagem utilizada pelos atendentes para proporcionar um atendimento humanizado e empático para os clientes. 

Por fim, um processo de atendimento eficiente evita falhas graves no atendimento que vão afetar a experiência do cliente e a sua satisfação com a empresa.

Leia também: 7 erros de customer experience para evitar no seu negócio.

3 ferramentas para melhorar processos de atendimento

Se a sua empresa já tem processos de atendimento, mas precisa identificar em que pontos pode melhorar nas ações de customer experience estratégico, é importante implementar algumas ferramentas para otimizar a gestão. Veja quais são:

Cloud humans

A cloud humans é uma plataforma especializada em gestão do atendimento ao cliente. Seu objetivo é melhorar o relacionamento entre empresas e seu público. Para fazer isso, a equipe analisa o processo de atendimento existente nas empresas em quatro etapas:

  • Imersão: estudo do momento atual da empresa, análise dos tickets, ferramentas utilizadas e status do suporte;
  • Base de conhecimento: otimização dos conteúdos e processos internos de atendimento para remontar a base de conhecimento, mapeando os tipos de contato recebidos;
  • Aderência ao conteúdo: aprofundamento no conteúdo que será utilizado pelos profissionais, usando recursos de inteligência artificial para agilizar a pesquisa e indicar sugestões de respostas;
  • Gerenciamento: todo processo de atendimento é acompanhado pela equipe da cloud humans para garantir o alinhamento e o máximo de qualidade. 

>>> Conheça o case Pier e descubra como a empresa conseguiu reduzir em 88% o tempo de primeira resposta com a ajuda da cloud humans.

Indicadores de atendimento

Outra ferramenta valiosa são os indicadores de atendimento que servem de base para a gestão e indicam em quais aspectos o serviço de suporte ainda pode evoluir. Alguns indicadores para melhorar o processo de atendimento são:

Software de help desk

Um software de help desk é uma ferramenta estratégica para melhorar os processos de atendimento. Esse tipo de programa ajuda a criar fluxos de trabalho organizado, integrar os canais para que o atendimento seja omnichannel, além de fornecer dados para o cálculo dos indicadores. 

Conheça algumas sugestões no artigo >>> Front App vs Zendesk vs Intercom: qual é o melhor help desk? 

Como melhorar os processos de atendimento? 5 dicas

Com as etapas para melhorar o processo de atendimento que listamos abaixo, sua equipe vai ser mais produtiva e focada. Confira as dicas!

1. Conheça a fundo o processo de atendimento

O mapeamento do processo de atendimento é fundamental para que a equipe assimile as etapas, não pule estágios ou direcione o cliente para o setor errado. Monte um fluxograma de processos e compartilhe com a equipe para que os atendentes consultem quando tiverem dúvidas.

2. Planeje para os meses de pico

Durante o ano existem os meses que são comercialmente mais movimentados como Black Friday, Natal, Dia das Mães, entre outros. Nesses meses, a tendência é que aconteça um pico de atendimento

Dessa forma, planeje e inclua nos procedimentos da empresa as mudanças na operação durante esses períodos. Isso evita ansiedade na equipe e mantém a qualidade do suporte. 

3. Aplique pesquisas de feedback

Melhorar os processos de atendimento não é um trabalho pontual. As empresas estão em constante evolução e para que as inovações sejam assertivas, aplique pesquisas de feedback com os clientes.

É fundamental saber se as ações de customer success estão obtendo os resultados desejados e acompanhar as mudanças nas necessidades do cliente.

4. Reduza falhas com treinamentos

Outra etapa para melhorar os processos de atendimento é reduzir as falhas de suporte com treinamentos que ajudem a equipe a se capacitar melhor em determinadas funções e conteúdos. 

Use as pesquisas de feedback como base e também abra espaço para a equipe falar sobre suas dificuldades e sugerir temas para as capacitações.

5. Priorize a experiência do cliente

Um processo de atendimento centrado no cliente ajuda a criar estratégias que vão proporcionar uma experiência qualificada e de acordo com a necessidade, eliminando etapas redundantes e chamando a atenção da equipe para a objetividade da comunicação.

Leia também: 5 exemplos e a importância do customer experience estratégico nas empresas.

Quer dar um passo à frente e investir para melhorar os processos de atendimento do seu negócio?

A cloud humans pode ajudar a sua empresa a otimizar os processos de atendimento e os relacionados à experiência do cliente. Assim, sua equipe é capacitada para prestar um serviço de atendimento humanizado, rápido e assertivo.

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.