Como aumentar a produtividade do time de suporte? 5 dicas

Aprenda como aumentar a produtividade do time de suporte com dicas práticas de rotina e como ter sucesso e superar os desafios da área.

Além de ter processos bem definidos, as empresas precisam investir na gestão estratégica para entender como aumentar a produtividade do time de suporte sem sobrecarregar a equipe e mantendo a eficiência do atendimento.

Em meio a notificações do chat de mensagem interno, novos e-mails e reuniões frequentes, o dia a dia traz inúmeros desafios para melhorar a produtividade do suporte existente.

Por isso, analisar a estrutura de trabalho que a empresa oferece ao time contribui não só para aumentar o desempenho como também para alcançar resultados importantes como crescimento das vendas e uma reputação positiva no mercado.

Sua equipe está precisando passar por um realinhamento? Entenda o que é necessário para ter sucesso nessa área e dicas para melhorar a produtividade do suporte.

Boa leitura!

O que é essencial para uma equipe de suporte ter sucesso?

O sucesso de uma equipe de suporte depende do quão bem estruturado o time está e do conjunto de conhecimento, habilidade e atitude que cada profissional agrega no trabalho.

Por isso, é importante analisar o perfil de cada membro da equipe em relação a:

  • Competências técnicas: estão relacionadas ao conhecimento sobre a área e as habilidades para desempenhar bem o trabalho, entendendo das ferramentas e procedimentos básicos e avançados de suporte;
  • Competências comportamentais: dizem respeito ao comportamento do profissional e sua atitude no exercício do trabalho como empatia, capacidade de se conectar com o cliente, boa comunicação, etc.;
  • Competências organizacionais: diz respeito à capacidade dos profissionais de se alinharem aos objetivos e valores da empresa e contribuírem por meio do seu trabalho para alcançá-los.

É importante considerar esses três aspectos na hora de selecionar novas pessoas para a equipe de suporte. As empresas precisam ter uma visão consistente do perfil de profissional que desejam e investir no desenvolvimento do time para alcançar os resultados desejados.

Dessa forma, o gestor da área de suporte constrói um time que pode ser estimulado a melhorar conforme o negócio cresce e os objetivos avançam.

Como aumentar a produtividade do time de suporte?

Para que sua equipe suba de nível e tenha um bom desempenho, reunimos algumas dicas para melhorar a produtividade do suporte. Confira!

1. Ouça seus funcionários

O relacionamento com o cliente não é o único que deve ser saudável e próximo. A relação da equipe entre si e com os gestores deve ser igualmente aberta para que todos tenham voz.

Por isso, ouvir o que os funcionários têm a dizer sobre o trabalho, o que está dando certo e possíveis melhorias é essencial para aumentar produtividade do time de suporte.

Um ambiente de trabalho onde opiniões e sugestões são ouvidas cria um clima organizacional mais favorável para as pessoas se desenvolverem. Para isso, os gestores precisam estar atentos às demandas e serem ágeis para colocar melhorias em prática.

2. Monte uma base de conhecimento

Outra dica para aumentar a produtividade do time de suporte é montar uma base de conhecimento. Isso porque se a equipe sabe como conduzir cada demanda que chega pelos canais da empresa, é mais fácil agilizar as resoluções.

Um aspecto importante da base de conhecimento é que ela fique facilmente acessível para a equipe pesquisar e obter respostas rápidas para as perguntas mais frequentes ou para ensinar um cliente como executar algum comando.

Isso influencia no tempo de atendimento, na resolução de chamados no primeiro atendimento, na satisfação do cliente e, consequentemente, na melhoria da produtividade da equipe.

3. Faça treinamentos e atualizações constantes

De tempos em tempos, todo negócio evolui e busca novos objetivos, o que significa que procedimentos antigos ficam obsoletos e precisam ser atualizados. 

E mesmo não acontecendo nenhuma mudança estrutural profunda na forma de atuação no mercado, atualizações são sempre necessárias.

Então, fazer treinamentos é outra forma de aumentar a produtividade do time de suporte. Afinal, quanto melhor a equipe conhecer o produto/serviço, melhor ela pode atender os clientes. Os treinamentos podem ser atualizações sobre:

  • novidades do negócio;
  • novas ferramentas que vão ser implementadas; 
  • melhorias na infraestrutura;
  • repasse de feedbacks dos clientes;
  • avaliação dos resultados alcançados, entre outros.

Esse tipo de ação pode ser planejado e seguir um cronograma, mas o feedbacks da equipe também pode indicar o momento de promover alguma atualização para agilizar a dinâmica dos processos de atendimento ao cliente. 

Leia mais >>> Como fazer um treinamento de atendimento ao cliente: 5 dicas práticas.

4. Foque na comunicação interna

A comunicação interna também é outro fator para aumentar a produtividade do time de suporte. A interação dos membros entre si é essencial para obter ajuda, trocar informações e atualizar de problemas técnicos ou outros tópicos importantes.

Outro aspecto importante da comunicação interna é a união da equipe. Um ambiente de trabalho cooperativo, onde é fácil contactar um colega, contribui para alcançar resultados melhores, já que todos estão cientes das contribuições feitas por cada um.

Nesse contexto, também fica mais fácil perceber quem não está alinhado ou quando algum problema acontece. Dessa forma, os gestores podem abordar o problema rapidamente.

5. Implemente ferramentas novas

Outro detalhe importante quando se trata de aumentar produtividade do time de suporte é analisar a possibilidade de implementar ferramentas novas.

A tecnologia está a favor dos negócios e traz diversas possibilidades de melhorias. Então, se a ferramenta de comunicação usada não é boa, ela pode ser substituída. A rede telefônica tradicional pode ser substituída por um sistema de telefonia na nuvem.

Caso a empresa queira integrar os canais de atendimento e melhorar o gerenciamento dos chamados, um software de help desk possui as ferramentas necessárias. Então, é importante estudar quais são as ferramentas que podem contribuir para a produtividade da equipe.

Desafios e a importância da produtividade nos negócios

De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, as empresas têm o desafio de proporcionar os seis atributos abaixo para se manterem conectadas a seus clientes:

  • segurança individual;
  • estabilidade; 
  • conveniência;
  • facilidade de uso;
  • conexão emocional; 
  • confiança.

Para alcançar esses objetivos, é importante que as empresas invistam na criação de processos eficientes, ferramentas de apoio e na motivação dos profissionais, oferecendo recompensas pelos bons resultados.

Afinal, uma equipe insatisfeita com a sua estrutura de trabalho não consegue demonstrar empatia no atendimento ao cliente, o que é importante para criar conexões.

Se a sua equipe de suporte precisa ser mais produtiva, a cloud humans pode ajudar a sua empresa a otimizar os processos de atendimento e os relacionados à experiência do cliente. 

Assim, sua equipe é capacitada para prestar um serviço de atendimento humanizado, rápido e assertivo. 

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.