Atendimento na Black Friday: 5 dicas para gerenciar pico de chamados

Entenda os principais desafios do pico de atendimento na Black Friday e como contorná-los com dicas de como atender bem o cliente.

Não é só um aumento nas vendas que os negócios esperam da temporada de fim do ano. Esse também é um ótimo momento para conquistar novos clientes com uma experiência de qualidade e isso inclui o atendimento na Black Friday.

A Black Friday é um evento mundial e que já está há anos no calendário comercial brasileiro. Porém, além de captar clientes sazonais, por que não criar uma estratégia para mantê-los próximo do negócio?

Um estudo do Institute of Customer Service indica que 90% dos consumidores que receberam um atendimento classificado como “excelente” ao fazer compras na Black Friday compraram de novo com a mesma empresa. Do grupo que classificou o atendimento como "Ok", apenas 37% tiveram a mesma postura.

Parte desse sucesso está em uma ação de venda bem definida e outra na qualidade no atendimento da Black Friday que atinge um pico antes, durante e depois da data.

E se a demanda aumenta, é necessário pensar em ações para aumentar a satisfação do cliente, criando uma dinâmica de trabalho mais efetiva.

Esse caminho é cheio de desafios, mas existem soluções viáveis para melhorar a capacidade e qualidade do atendimento oferecido pelas empresas.

Continue lendo e saiba quais são os principais pontos de atenção para essa época do ano e dicas de como atender o cliente na Black Friday.

Boa leitura!

Quais os desafios do pico de atendimento na Black Friday?

Os negócios com operações de venda online enfrentam uma concorrência enorme e o diferencial pode estar na forma como a empresa gerencia o pico de atendimento na Black Friday.

Para conseguir otimizar o trabalho nesse período, é importante estar atento a alguns desafios. Veja quais pontos devem ser bem planejados para que o atendimento na Black Friday não fique prejudicado. 

1. Unir escalabilidade e desempenho no atendimento

Um dos desafios do atendimento na Black Friday é conseguir acompanhar a escalabilidade da demanda, mantendo o alto desempenho da equipe. 

Se a empresa não tem um planejamento com ações bem definidas para lidar com o pico de atendimento, o serviço provavelmente vai ficar lento e o time sobrecarregado. 

Então, trabalhar com antecedência é um fator essencial para oferecer uma experiência mais segura, com qualidade e confiável, ao longo de todo ano.

2. Proporcionar uma assistência de compra ágil 

Quando se trata de Black Friday, os consumidores querem aproveitar as melhores ofertas. Então, outro desafio de atendimento na Black Friday é proporcionar uma assistência de compra ágil.

Muitas vezes, a empresa só tem atendimento via telefone, mas incluir um chatbot no site, por exemplo, pode ser útil para responder dúvidas frequentes e de forma rápida, aliviando a carga da equipe presencial. 

Ter canais rápidos disponíveis para o cliente tirar dúvidas durante a compra também pode fazer a diferença para que ele conclua a compra com a sua empresa e não com o concorrente.

3. Tempo de resposta de atendimento

Por fim, outro desafio do atendimento na Black Friday é não frustrar o cliente, deixando-o esperar por longos minutos antes de receber atendimento.

Um tempo de resposta curto é importante para manter o cliente seguro sobre sua compra e terminar sua jornada satisfeito. Para isso, é preciso estudar o nível de otimização de suporte necessário para que esse indicador de atendimento mantenha um resultado positivo.

5 dicas de como atender o cliente na Black Friday

Agora que você entende os desafios da grande demanda na Black Friday por atendimento, reunimos algumas dicas de como atender o cliente com mais eficiência nesse período. Confira!

1. Deixe os canais de contato acessíveis

Uma dica de como atender o cliente na Black Friday (e o ano todo, na verdade) é deixar os canais acessíveis e visíveis para que seja fácil entrar em contato com a empresa.

O site oficial do negócio é sempre o ponto de partida para encaminhar o cliente ao canal que ele deseja utilizar. Porém, redes sociais, mensagens automáticas de e-mail, chat virtual ao vivo devem ser atualizados para informar o horário de atendimento na Black Friday. Quanto mais ágeis e claras forem as instruções, melhor.

2. Automatize o atendimento 

Se o lado do cliente precisa ser agilizado, o da equipe de suporte também. Então, para lidar com o atendimento na Black Friday, considere fazer uma otimização e implementar um software de atendimento.

Se a solução tiver os recursos para tornar o atendimento omnichannel melhor ainda. Dessa forma, o programa vai unir todos os canais em um único painel, seguir uma estratégia de encaminhamento dos tickets e agilizar as respostas para os clientes. 

Leia também >>> Front App vs Zendesk vs Intercom: qual é o melhor help desk?

3. Mantenha o cliente atualizado

Além do atendimento na Black Friday, outros detalhes da operação de vendas precisam estar bem ajustados.

Para colaborar com o desempenho da equipe de suporte, alinhe as estratégias para a data com a equipe de suporte do site e reforce o servidor e/ou antecipe/corrija problemas em potencial que possam prejudicar a experiência do cliente.

Revise o fluxo de e-mails do processo de compra, desde a confirmação do pedido até as atualizações pós-vendas para melhorar o acompanhamento. Tudo isso ajuda a manter o cliente atualizado e reduz a necessidade de abrir chamados no suporte.

4. Tenha um suporte proativo

Outra dica de atendimento na Black Friday é ter um suporte proativo. Isso significa planejar tudo o que o cliente precisa saber para aproveitar as ofertas da data.

Esse trabalho pode envolver o setor de marketing que vai auxiliar na divulgação da data de início, horário e de como/quando serão liberadas as ofertas ao longo do dia, etc.

Se a empresa utilizar chatbot como complemento do atendimento humano, a base de conhecimento pode ser atualizada com os processos da Black Friday e as dúvidas mais comuns. O objetivo é estar um passo à frente das demandas dos clientes. 

5. Reforce a equipe para a época

Aumentar a equipe para gerenciar o pico de atendimento na Black Friday é uma opção inteligente e rápida de reforçar o time com profissionais já treinados e qualificados nas tarefas de suporte.

Para ter um resultado positivo, planeje com antecedência para saber qual a demanda do negócio e conseguir estudar as propostas com calma e contratar um parceiro confiável.

Leia também >>> Terceirização de atendimento ao cliente: 5 benefícios + desafios para considerar

Ofereça qualidade em atendimento na Black Friday

Um serviço de atendimento ao cliente de qualidade é essencial para oferecer uma boa experiência na Black Friday e depois que ela passar.

A cloud humans pode ser sua parceira para montar uma equipe forte e que vai seguir todos os padrões de qualidade para prestar um atendimento humanizado, rápido e assertivo.

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

Aproveite e faça também um diagnóstico online e gratuito da sua operação de Customer Experience (CX) e obtenha insights importantes para oferecer um atendimento que impressione seus clientes.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.