Gestão de customer experience (CXM): importância e como fazer

Entenda o que é gestão de customer experience (CXM), a importância do CX e como fazer um gerenciamento com estratégias e recursos modernos.

Um cliente só conhece uma empresa de verdade se tiver uma vivência ou aprendizado na prática com ela. Para que cada experiência resulte em uma pessoa satisfeita, a gestão de customer experience (CXM) precisa estar atenta às necessidades do consumidor.

Suas reações emocionais durante o atendimento são detalhes relevantes. Isso porque um episódio ruim com o suporte pode afetar o dia negativamente. Como resultado, esse cliente pode nunca mais voltar a fazer negócios com a marca.

Segunda a pesquisa CX Trends 2023, da Zendesk, não conseguir concluir uma tarefa simples irrita, frustra e estressa 37% dos consumidores entrevistados. Para 29%, a falta de informações básicas online (uma falha no autoatendimento, por exemplo) contribui para a irritação.

Isso significa que é vital pensar detalhadamente nos processos de gestão de customer experience (CXM) para identificar, prevenir e evitar que problemas na experiência do cliente aconteçam.

Quer entender melhor sobre o trabalho da área de gestão de customer experience (CXM)? Continue lendo e saiba a importância de fazer um gerenciamento eficiente, com dicas práticas.

Boa leitura!

O que é gestão de CX?

A gestão de CX (Customer Experience Management ou CMX) é o trabalho de estudo do cliente e de implementação de ações estratégicas para criar uma cultura baseada no consumidor, com o objetivo de melhorar os índices de satisfação, lealdade e defesa da marca.

A partir do entendimento do perfil de cliente, uma empresa consegue definir características do serviço de suporte e atendimento, como:

  • tom de voz do atendimento;
  • tipo de linguagem utilizada (formal ou informal);
  • principais canais de contato;
  • opções de nível de suporte oferecidos; 
  • entre outros.

Além disso, são selecionados indicadores de atendimento por meio dos quais os gestores monitoram os resultados do trabalho e o desempenho da equipe.

Assim, o time responsável pela gestão de customer experience (CXM) orienta a equipe de forma clara, implementa novas ferramentas no trabalho e também pensa em ações que excedam as expectativas do cliente.

Por que gerenciar o CX é importante?

Ter um diferencial é essencial no enfrentamento da concorrência, na personalização da experiência de CX e na fidelização de clientes da marca. 

Nessa perspectiva, um gerenciamento de CX é importante porque as empresas conseguem utilizar recursos, técnicas de atendimento e novas tecnologias para fortalecer o relacionamento com seu perfil de cliente. 

O conhecimento sobre o que o consumidor valoriza e o que ele deseja receber são dados estratégicos para personalizar cada ponto de contato, além do atendimento direto que ele solicita. 

Sendo assim, o desafio de grande parte das empresas é identificar e prevenir pontos de frustração na experiência do cliente e, ainda, extrair oportunidades de inovações de cada situação. 

Para isso, métricas como NPS e o sentimento do cliente estão sendo utilizados para personalizar as estratégias de CX, como aponta o relatório CX Trends 2023.

Como fazer uma boa gestão de customer experience (CXM)?

Para fazer as escolhas certas na hora de estruturar ou trazer melhorias para a experiência do cliente, pense nos seguintes pontos:

Procedimentos 

Revise constantemente os processos de gestão de customer experience (CXM), baseado nos feedbacks dos clientes e da própria equipe. Essa é uma forma simples de identificar se a jornada está muito longa ou burocrática, fazendo com que o cliente perca tempo. 

Equipe

A equipe de atendimento deve estar alinhada com os valores e objetivos da empresa. Para tal, torna-se necessário fazer treinamentos de alinhamento e atualização dos processos. 

O time precisa entender a importância do CX tanto quantitativa quanto qualitativamente, de modo que a postura esteja de acordo com o esperado.  

Gerenciamento

O time de gestão de customer experience (CXM) deve acompanhar a evolução da estratégia e apresentar os resultados de satisfação com o atendimento, produtividade dos atendentes e fidelização à marca, entre outros.

Nesse ponto, o ideal é que a melhoria contínua siga as diretrizes apontadas nos feedbacks para que o alinhamento da empresa com seu perfil de cliente seja cada vez maior.

Cultura na prática

Sem o compromisso da equipe, as chances dos esforços de CXM falharem são bastante grandes. 

Isso porque todos os envolvidos no contato com o cliente precisam entender a mensagem que a empresa deseja transmitir e, portanto, executar os atendimentos dentro dos parâmetros definidos.

Para consolidar uma cultura baseada no cliente, os gestores podem usar os resultados gerais e individuais para motivar e aumentar o engajamento com essa estratégia. 

O que é uma plataforma de CX?

Uma plataforma de CX é a ferramenta de gerenciamento que facilita a visão geral da estratégia de customer experience, bem como os resultados da empresa com o atendimento ao cliente em cada um dos canais oferecidos — WhatsApp, e-mail, chat e redes sociais, entre outros.

A transformação digital impulsionou a inovação nos negócios e a gestão de CX também se beneficiou com a criação de plataformas que contribuem para análises mais assertivas.

Os softwares de customer experience também permitem o compartilhamento de dados com outros setores. Um exemplo é o Marketing que utiliza as informações do sistema para personalizar novas campanhas de vendas, retenção de clientes, qualificação de leads e afins.

No fim das contas, a centralização dos dados colabora para a produtividade da equipe e favorece as tomadas de decisão mais assertivas para alcançar os objetivos desejados.

Atualize seus processos de CX

A gestão de customer experience (CXM) e a cultura baseada na experiência do cliente são estratégias valiosas para destacar seu negócio no mercado atual.

Por sinal, 58% dos atendentes entrevistados para o relatório CX Trends da Zendesk destacam que a falta de dados sobre os consumidores geralmente causa uma experiência negativa para os clientes.

Se a sua empresa precisa de um alinhamento estratégico para aprimorar as metas de atendimento, faça o diagnóstico gratuito da sua operação de CX

Com os insights, seu negócio pode melhorar o nível da experiência de atendimento para corrigir os pontos necessários da jornada.

Fale com nossos especialistas para conhecer mais sobre a cloud humans e saber o quanto podemos ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.