Atendimento omnichannel com chatbot: quais são os desafios do processo?

Entenda como funciona esse tipo de solução e os desafios do processo de atendimento omnichannel com chatbot na comunicação com clientes.

O objetivo de oferecer um serviço eficiente e alinhado à nova era digital e ao comportamento do consumidor 4.0 leva muitas empresas a adotarem práticas como o atendimento omnichannel com chatbot.

Junto com essa decisão, também chegam os desafios do omnichannel com chatbot, pois a automação da comunicação pode gerar perdas na qualidade do atendimento e, consequentemente, na experiência do usuário.

Por isso, é importante considerar todas as implicações antes de fazer uma mudança importante como essa, entendendo as limitações para adequar o uso de chatbots no atendimento ao cliente.

Para te ajudar nesse processo, reunimos neste artigo os principais desafios do atendimento omnichannel com chatbot que devem ser considerados antes de implementar uma estratégia de automação.

Boa leitura!

O que é atendimento com chatbot?

Antes de abordarmos os desafios, vamos relembrar o conceito de atendimento com chatbot.

O chatbot é um software que, por meio de programação e inteligência artificial, é integrado a sites, às redes sociais (Facebook) e aos aplicativos de troca de mensagens (WhatsApp e Telegram) para automatizar o atendimento.

Além de fornecer respostas para perguntas de nível 1 (dúvidas gerais ou operacionais), ele também filtra os chamados e redireciona tickets para os atendentes humanos quando identifica necessidades mais complexas.

Então, o atendimento com chatbot é a automatização dos canais de contato da empresa com um software que simula conversas como se fosse um atendente real

Porém, o principal calcanhar de Aquiles dessa solução é a falta de naturalidade da comunicação. Muitas vezes, é perceptível que a interação está sendo mediada por um bot e não por um atendente

Algumas pessoas também não conseguem interagir com qualidade e sem ruídos por um atendimento com chatbot.

Em uma pesquisa da Medallia Zingle, os entrevistados foram questionados se preferem conversar com um chatbot ou uma pessoa no atendimento ao cliente. 

As respostas foram: 9% responderam chatbot, 36% responderam uma pessoa e 46% responderam uma pessoa, mas que usariam o chatbot se resolvesse o problema rapidamente.

Quando a estratégia escala para o atendimento omnichannel com chatbot, é ainda mais desafiador chegar no padrão esperado pelo cliente, mantendo o tom de voz e a linguagem definida para a marca.

Isso porque no omnichannel, o objetivo é ter os canais de atendimento integrados, permitindo que o cliente se comunique por vários meios sem precisar repetir informações ou recomeçar o atendimento.

Leia também: Como inovar no atendimento ao cliente? 5 dicas para empresas.

Quais os desafios do omnichannel chatbot?

Ter um atendimento omnichannel é uma escolha pela qual as empresas não se arrependem porque os consumidores recebem muito bem esse recurso.

Um estudo publicado na Harvard Business Review entrevistou 46.000 consumidores e 73% afirmaram que já utilizaram vários canais durante sua jornada de compra. 

Esse tipo de cliente chamado de ‘cliente omnichannel’ é também mais valioso, segundo a pesquisa. Os que usaram mais de quatro canais gastaram, em média, 9% a mais quando comparados aos que usaram apenas um canal.

Por isso, os desafios do omnichannel com chatbot precisam estar claros para que o uso desses recursos não cause perdas tanto no potencial lucro quanto na qualidade e satisfação do cliente.

Entenda a seguir os principais desafios em relação ao uso de chatbots no atendimento ao cliente.

1. Manter o tom de voz e proximidade com o cliente

Um dos desafios do atendimento omnichannel com chatbot é manter o tom de voz e a proximidade com o cliente

O tom de voz no atendimento é essencial para a comunicação, pois demonstra a postura da empresa e como ela trata seu público. Com o tempo, isso vira uma marca do negócio no mercado.

O chatbot precisa ser realmente eficiente em integrar e processar o histórico das interações para manter a proximidade nas conversas. 

Isso requer mais investimento para encontrar uma boa solução e configurá-la corretamente, explorando ao máximo os recursos avançados para que aconteça o mínimo de ruído possível. 

2. Entregar o mesmo nível de empatia e qualidade no atendimento

Junto com o tom de voz, entregar o mesmo nível de empatia e qualidade também é outro desafio do atendimento omnichannel com chatbot.

Isso porque um atendente humano flexibiliza com muito mais naturalidade a comunicação textual do que um programa, mesmo com os recursos como inteligência artificial e processamento de linguagem natural. 

Então, configurar um chatbot para alcançar esse nível de qualidade gera mais trabalho e ter uma equipe humana disponível também é necessário para que nenhuma demanda deixe de ser atendida.

3. Alcançar o estilo de comunicação de cada canal

O estilo de comunicação de cada canal também é um aspecto desafiador de alcançar no atendimento omnichannel com chatbot.

O tom de voz de um e-mail é diferente do chat virtual que, por sua vez, é diferente do WhatsApp. As quebras de texto e a abertura ou não que surge nas conversas são ações mais flexíveis no atendimento humano do que com bots. 

Por isso, é preciso investir no trabalho para adequar o estilo da comunicação e planejar os redirecionamentos do chatbot com precisão para não perder oportunidades.

Leia também: O que é atendimento humanizado? Veja dicas de como aplicar.

4. Ter eficiência com bots que são árvore de decisão

A árvore de decisão é como um fluxograma que ilustra o fluxo de resultados possíveis de acordo com as escolhas relacionadas a uma solução.

Fazer essa configuração no atendimento omnichannel com chatbot é desafiador porque é necessário uma interface ou textos exatos para que o fluxo funcione corretamente e ofereça as respostas buscadas pelos clientes. 

A complexidade dessa configuração exige mais trabalho e investimentos, então, é importante considerar os custos antes de implementar o chatbot omnichannel.

5.  Ter um bot que seja omnichannel

Por fim, encontrar uma solução de bot que seja realmente omnichannel também é um desafio, pois nem todos os serviços oferecidos tem essa funcionalidade.

Geralmente, os chatbots focam na automação de canais separados e não possuem os recursos de integração para ser omnichannel. Um detalhe importante para checar antes de adquirir uma solução.

Como obter eficiência no atendimento com uso de chatbot?

É possível ter eficiência no atendimento com uso de chatbot, mas para proporcionar uma experiência omnichannel, o apoio de uma equipe de atendentes é fundamental.

Essas soluções podem se complementar muito bem, especialmente se os atendentes forem bem treinados e tiverem instruções claras sobre os processos e a base de conhecimento da empresa.

A cloud humans pode ser sua parceira na organização dos processos de suporte que irão orientar e assegurar que toda a equipe preste um serviço de atendimento humanizado, rápido e assertivo.

Fale com nossos especialistas que estão disponíveis para apresentar nossa solução e mostrar o quanto ela pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócio.

NEWSLETTER

Receba os nossos conteúdos no seu e-mail!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.